Tenha uma vida Intensa pratique Esportes Radicais

Tenha uma vida Intensa pratique Esportes Radicais

domingo, 26 de setembro de 2010

RAPEL




Rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.
Trata-se de uma actividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis.
A actividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente.
Rappel é uma palavra que em francês quer dizer "chamar" ou "recuperar" e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas. O termo veio da explicação do "criador" do rappel, Jean Charlet- Stranton, por volta de 1879.

Equipamentos
  1. Mosquetões de aço: usados na ancoragem da corda em que é feita a descida. Os de aço são os mais recomendados por terem uma resistência e durabilidade maior.
  2. Mosquetão de alumínio: Servem para ligar o Freio à cadeirinha.
  3. Fitas Solteiras: São as mais aconselhadas para se fazer ancoragens, por resistirem bastante e serem mais confiáveis.
  4. Cordas: Usadas para fazer a descida, devem ser do tipo que possuem "alma", ou seja, que tenham um núcleo trançado independente além da capa (parte externa). De preferência deve ser de material muito resistente, como o Nylon e oPolipropileno.
  5. Luvas: Servem para proteger a mão do praticante contra queimaduras ao haver fricção com a corda. Serve também para dar mais atrito na hora de reduzir a velocidade da descida.
  6. Capacete: Indispensável em qualquer atividade radical, protege de vários perigos, desde deslizamentos de pedras à queda acidental de um equipamento de um praticante que esteja acima de você.
  7. Freio 8 (ou blocante): De aço ou alumínio. Usado para torcer a corda, aumentando o atrito e assim, reduzindo a velocidade da descida. É esta peça que lhe dá o controle da descida.
  8. Baudriers (ou cadeirinha): Uma espécie de "cinta" que envolve as pernas e os quadris dando o aspecto de uma "cadeirinha" mesmo. Pode ser fabricada (costurada em modelos) ou pode ser feita de cabo solteiro (pedaço de corda do mesmo material usado na corda do rappel, em média de 5m, podendo variar de acordo com as exigências do praticante).







Video do Rapel em Gravatá



FOTOS DA GALERA NA UNIVERSIDADE, NA AULA DE ESPORTES RADICAIS PRATICANDO O RAPEL RAPEL




7 comentários:

  1. Nunca fui, mas vou assim que tiver uma oportunidade!

    Muito massa!

    Valeu!

    Shalom!

    http://linhadeconsciencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito fodão, parabéns, muito bom.

    ResponderExcluir
  3. aaaaa, eu era dessa turma, Saudades pessoal.

    e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Qdo fiz rapel pela primeira vez foi algo inesquecível..Na verdade ainda é mto emocionante!

    ResponderExcluir
  5. Que vontade que eu tenho de fazer isso, rs'
    deve ser emocionante.

    ResponderExcluir