Tenha uma vida Intensa pratique Esportes Radicais

Tenha uma vida Intensa pratique Esportes Radicais

domingo, 3 de outubro de 2010

ESCALADA

Montanhismo é a prática de subir  montanhas através de caminhada ou escalada. É considerado, atualmente, um esporte de aventura e se encontra ligado ao turismo ecologico. O berço do montanhismo, como é conhecido atualmente, é a cordilheira dos alpes, na europa, pelo que o termo alpinismo se popularizou como sinônimo de montanhismo, mas, a rigor, aplica-se apenas ao montanhismo praticado nos Alpes.
As montanhas sempre fizeram parte da história humana por se tratarem de obstáculos a serem transpostos por nossos antepassados em suas viagens exploratórias e migratórias. Em 1942, Antoine de Ville escalou o Monte Aiguille, na, apesar das inúmeras superstições existentes a respeito de seu cume. Em 1744 ocorre a chegada ao cume, que é chamada pelos montanhistas de conquista, do Monte Titlis, em 1770 a do Monte Buet e em 1779 o Monte Velan também é conquistado. Entretanto, é considerado como o marco do alpinismo moderno a data de 8 de agosto de 1786, quando dois franceses, o médico Michel Paccard e o garimpeiro Jacques Balmat venceram os 4810 metros do Mont Blanc (Monte Branco), na Europa, motivados por um prêmio oferecido por  Horace Benedict- considerado o fundador do Alpinismo.

Montanhismo é um esporte que engloba caminhada e escalada em montanhas. A escalada é um esporte que se pode praticar tanto individualmente como em grupo. Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco (ou bouder), esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (Alpinismo).




A escalada de bloco consiste em subir uma rocha ou ummuro de treino em que se privilegia mais a força física de explosão em detrimento da resistência física. Regra geral, os problemas de bloco envolvem poucos passos. É comum o recurso a crashpads para minimização dos efeitos de uma possível queda do escalador. Existem várias escalas de graduação sendo as mais conhecidas as escalas de fontainebleal e de . No Brasil utiliza-se um tipo de graduação mista, numa combinação entre números,letras e algarismos romanos, que acompanha sensivelmente a escala francesa (Fontainebleau). Exemplos: 6 ( grau geral da via), VIIc (grau do lance mais difícil), A2 (grau do lance em artificial, se existente), E3 (grau da exposição da via), D3 (duração estimada da via) e 500 metros (tamanho da via). Por outro lado, a escalada de falésia (esportiva indoor) consiste em escalar vias em rocha ou muro de treino, com uma altura considerável, onde é privilegiada a resistência física do atleta. Em geral, a escalada de falésia é feita com recurso a vários equipamentos de segurança, como mosquetões, "costuras", arnês, gri gri) cujo objectivo é assegurar a integridade física do escalador em caso de queda.
A escalada tradicional caracteriza-se geralmente pelo facto de as paredes a subir estarem equipadas com pontos de segurança já fixados (grampos ou chapeletas), que podem distar entre si desde pouco mais de 1 metro até distâncias superiores a 15 metros ("grau de exposição"), determinada pelo conquistador da via, e que não deve ser alterada sem o consentimento do mesmo (ética).
Existem escaladas conhecidas como móveis, pela não existência de pontos fixos de segurança colocados na parede(grampos), pelo que é da competência do escalador, criar os seus próprios pontos de segurança com recursos de materiais especiaiscamalot, nuts, etc.
Tanto a escalada tradicional como esportiva, são tipos de escalada livre porque o escalador, usa os seus próprios meios (mãos e pés) para poder progredir na parede.
Na escalada artificial o escalador recorre a aparelhos tais como estribo, grampos,  moveis, pitons para ajudar na sua progressão.
Em qualquer um destes tipos de escalada acima mencionados, regra geral, o escalador encontra-se preso por uma corda (dinâmica). Há, no entanto quem prefira não usar qualquer tipo de corda. É o que se chama "solo".
O mais importante é que a escalada é um esporte considerado de risco, portanto o conhecimento das técnicas de escalada é obrigatório a todos que desejam praticá-lo, dando preferência para cursos homologados pelas associações ou federações de escalada(ex: FEMERJ, FEMESP, AGUIPERJ, CLUBES EXCURSIONISTAS.

Videos de Escaladas:








Fotos da Galera escalando na Universidade, na aula de ESPORTES RADICAIS.

4 comentários:

  1. Morro de medo de altura, me sinto mal!
    Acho que escalar não é pra mim.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Se tivesse coragem, iria praticar escalada '-'. Particularmente acho muito divertido, se seguro, mas praticar escalada ao ar livre, '-' só se ter a segurança que chegarei ao topo ... vivo.

    Estou te seguindo ;D

    http://amplitudeb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AAAAAA, eu que pratiquei garanto, é uma emoção unica.

    ResponderExcluir
  4. Que vontadee...
    Tem que ter muita coragem, rs
    bjão.

    ResponderExcluir