Tenha uma vida Intensa pratique Esportes Radicais

Tenha uma vida Intensa pratique Esportes Radicais

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PARKOUR


   Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante, desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.
   Parkour é uma atividade fisica,  uma arte ou disciplina, que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso.
      
Equipamentos:
Muito simples, um par de tênis.
Pratica:
   Sem limitações de espaços é praticado em parques, praças, ruas, ou seja em todo lugar, o parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem, qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade, destreza, força, raciocino rápido e observação.
    Uma importante característica desta disciplina é sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira energeticamente mais econômica e o mais diretamente possível.
   A definição básica da finalidade do parkour observando instintivamente nos remete à ideia de andar e correr; transpor obstáculos seria seu aperfeiçoamento, sua evolução.

   O parkour é uma prática de treinamento físico e mental; sendo assim, podemos agrupar ao treinamento exercícios de tonificação muscular, como o planche, agachamentos, abdominais, flexões ,barra e etc.








Acidentes

   Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.
   São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves, devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram dos amigos, colegas ou vídeos na TV ou internet.

   O video abaixo é de um grupo, que foi no programa de tv do Fustão, falar sobre a pratica do parkour, no video você vera tudo que foi citado acima sobre o parkour, vale a pena ver.



Movimentos básicos: Com seus respectivos nomes em inglês, e português para que todos possam indentifica-los no vídeo.








No inglês Landing, no português, Aterrissagem - Amortecimento suave a fim de evitar lesões articulares.


No inglês Balance, no português, Equilíbrio - Equilíbrio em barras ou muros.

No inglês Cat balance, no português, Equilíbrio do gato - Equilíbrio em movimento quadrupedal como um gato.

No inglês Underbar, jump through, no português, Por baixo da barra - Passa-se por baixo do obstáculo, geralmente por baixo de uma barra, ao invés de o saltar ou o sobrepor. Qualquer passagem por frestas também é chamado de Underbar no Brasil.

No inglês Roll, no português, Rolamento - Rolamento evasivo a fim de amortecer, ou criar embalo após um amortecimento.

No inglês Climb Up/Wall Climb, no português, Passagem de muros ou paredes - "Chuta-se" a parede de forma que de impulso para cima e agarra-se com a(s) mão(s)e sobe-se o muro.

No inglês Vault, no português, Salto/Pulo - Termo geral para sobrepor um obstáculo usando um movimento.

No inglês Dismount, swinging jump, no português, Desmonte - Soltar-se de um lugar para cair em outro.

No inglês Reverse vault, no português, Passagem de obstáculo reversa - Saltar sobre o obstáculo apoiando as duas mãos de forma que o corpo faça um giro de 360°.

No inglês Cat leap no português, Salto do gato - Salto feito para se fixar em um lugar pendurando com as mãos.

No inglês Cat jump/pass, (king) kong vault, no português, Pulo do gato - Salto em que se "mergulha" sobre o obstáculo, em que as mãos, no fim, tocam o obstáculo e em seguida as pernas passam entre os braços e é feita a aterrissagem.

No inglês Drop, kitty, no português, Drop, kitty - Deixar o corpo cair levemente após um salto, geralmente em direção a um local mais baixo.

No inglês Gap jump, no português, Salto com distância  - Salto com velocidade de um local para outro ponto ou local, passando por uma "fenda", normalmente seguido de rolamento.

No inglês Precision jump, no português, Salto de precisão - Salto estático de um objeto para outro objeto ou ponto específico, geralmente uma borda ou lugar pequeno.

No inglês Muscle up ou climb-up, no português, Subida - Subida usando os braços, sem ajuda das pernas, como o exercício de barra.

No inglês Tic tac, no português, Tic tac - Chuta-se um obstáculo ou objeto, usando o impulso para atingir o segundo local, ou ainda, para um terceiro ou quarto.



O video abaixo, mostra alguns dos movimentos acima:








Abaixo, alguns videos de jovens e adolescentes brasileiros, praticando o le parkour, e mostrando que além de não ser difícil, é muito maneiro.


  2º Encontro brasileiro de parkour.

9 comentários:

  1. Sempre achei interessante este esporte...
    Parece bem divertido!
    Muito boas as informações!
    Parabéns!
    ;D

    ResponderExcluir
  2. eu acho esses caras profissionais demais!
    é muito arriscado p mim! hehe
    abração
    http://legaljunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Um otimo esporte , ainda mais pra quem vive em cidades como são paulo com varias arquiteturas que permitem a pratica desse esporte, mas como disse acima é um esporte de extrema concentração , ja muita gente se ferrar ( não chego a virar presunto , mas se sabe né rs )


    ótimo Blog

    me visita ? to te esperando :D



    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. esporte mto legal e interessante...
    otimo blog!
    seguindo...

    segue ae
    http://notciasheadbanger.blogspot.com/

    abç

    ResponderExcluir
  5. Pratiquei Parkour por 2 anos... É realmente uma arte! Mas já me ferrei mto, hehe

    ótimo post!

    ResponderExcluir
  6. adimiro quem pratica esse esporte, tem que ter muita coragem. Gostei do post, falando sobre a prática, o uso e tals, bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho esse esporte mto foda..
    esse e pular de para-quedas.. duas coisas q eu acho interessante fazer..!
    Curty o post..!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho esse esporte bem legal, principalmente quando da errado kkkkkkkkk, mais já tentei faze e não deu muito certo, um dia tento denovo flw

    ResponderExcluir
  9. Acho mt loko esse esporte *-*
    mas precisa de coragem coisa que eu não tenho..
    Amei o blog <3
    Seguindo

    ResponderExcluir